domingo, 28 de fevereiro de 2010

Redenção dos Mortos !

A irmã Edna fez um bonito relato sobre o Evangelho de Jesus Cristo, e apresentou-nos o resumo para ser postado no nosso blog.

Ela começa falando que o evangelho de Jesus Cristo proporciona a salvação tanto para os vivos como para os mortos. Em Lucas (20:38), Jesus explicou:

Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, porque para Ele vivem todos!   Ele não faz distinção entre vivos e mortos, Como Ele só tem um evangelho, ambos, vivos e mortos, têem que ser salvos pelos mesmos princípios.

  • FÉ,
  • ARREPENDIMENTO,
  • BATISMO POR IMERSÃO E
  • DOM DO ESPÍRITO SANTO.
Estes mesmos princípios se aplicam aos mortos. Na igreja primitiva existia este convênio dos vivos se batizarem pelos mortos. A autoridade que faz essa ordenança foi trazida à terra por Elias, há 174 anos.

Ninguém está isento do trabalho genealógico, isto é, buscar todas as informações a respeito de seus antepassados através de documentos, registros familiares, microfilmes, etc.

Ninguém está isento desta obrigação.

Caso formos ao templopara realizar estas ordenanças por aqueles que não são nossos antepassados, estaremos cumprindo só parte de nosso dever. Devemos principalmente ir ao templo para salvar nossos ancestrais.

Gordon B. Hinckley disse: creio que o trabalho vicário plos mortos se assemelha mais ao sacrifício do Salvador do que qualquer outro trabalho que conheço. Ele é realizado sem qualquer expectativa de remuneração, compensação ou qualquer outro tipo de coisas do gênero. Que principio glorioso!!

Só haverá a redenção dos mortos se houver a conversão dos vivos!

Irmã Edna

INFORMATIVO SEMANAL:

Dia 6 de Março:  Chá de panela da Janaina Freitas às 17:30 na casa da irmã Vânia Martins.

Dia 4 de Março: Caravano do Templo às 19:30 horas

Aniversariantes:  Irmã Rosa Helena Aguiar (1 de Março), Irmã Edna Silva (5 de Março)
PARABÉNS!!!

Resumo 1 Nefi - Cap 19

No capítulo 19, Néfi faz placas de metal e registra a história de seu povo. O Deus de Israel virá seiscentos anos depois de Leí haver saído de Jerusalém. Nèfi fala dos sofrimentos e da crucificação de Cristo. Os judeus serão desprezados e dispersos até os últimos dias, quando retornarão ao Senhor.

As placas escritas por Néfi foram ordenadas por Deus, para que servissem para o estudo e a história de seu povo, tanto pelos seus descendentes, assim como pelos que iriam divulgar a palavra de Deus pela Terra.

Falou nessas placas sobre a chegada do filho de Deus, seiscentos anos após a saída de Leí e sua familia de Israel. Falou que ele seria pisoteado, chicoteado, cuspido e desacreditado por todos os impuros e injustos.

Falou que Ele a tudo suportaria. Falou também que Ele iria morrer e que ao terceiro dia subiria aos céus, para ficar ao lado de seu Pai.

Falou também que ele visitaria, durante os três dias após a sua morte, a casa de vários, umas com sua vóz, pois esses o mereciam ouvir e seriam salvos por sua palavra, enquanto outras casas ele visitaria com o trovão, as nuvens negras, o fogo, devido a sua incredulidade no novo messias.

E assim foi dito, e assim foi feito.

Resumo 1 Nefi - Cap 18

No capítulo 18 Néfi relata que o naviou pedido por Deus foi finalizado. Fala sobre o nascimento de Jacó e o de José.  O grupo embarca para a terra da promissão. Os filhos de Ismael e suas esposas unem-se em leviandades e rebelião. Néfi é amarrado e o navio retrocede, devido a uma terrível tempestade. Néfi é libertado e, por causa de sua oração, a tempestade cessa. O povo chega à terra da promissão.

Após terminada construção do navio, Néfi viu seus irmãos humilharem-se diante de Deus, e da realidade da construção de um navio de tal porte, de forma tão bem feita, e que poderia resistir à travessia das águas do mar.

Deus pediu então a Leí e Nefi que embarcassem no navio, levando consigo todos os mantimentos, frutas, carne, que lhes foi ordenado e designado por Deus, de acordo às suas necessidades, pela sua familia e pelas suas idades.

Após haverem embarcado, foram levados pelo vento para a terra da promissão. Começada a travessia, todos os seus irmãos, os filhos de Ismael, e todas suas esposas, começaram a dançar vulgarmente, assim como entregar-se a festas não puras. Nefi tentou avisá-los para que parasse, porém seus irmãos disseram que não o deixariam governar-los, por ser o irmão mais novo. E amarraram Nefi. Nesse momento, a bussola que indicava o caminho, parou de funcionar.

Apesar do medo de se afogarem, ninguém soltou Nefi. Levantou-se então uma grande tempestade, que durou três dias e três noites. Começaram então a retroceder. E foi aí que, no quarto dia, a tempestade piorou muito. Foi só assim que os irmãos de Néfi perceberam que a ira de Deus estava sobre eles.

Depois de solto, e de não murmurar contra Deus pelo seu sofrimento, de seus pais, de Jacó e José que passaram privações, somente agradecendo a Deus por ainda estar vivo e com condições de levar sua gente à terra prometida, Néfi pegou em suas mãos a bússola, que imediatamente voltou a funcionar. E chegaram à terra da promissão.

Comentário:  A Fé e a simplicidade do amor a Deus é maior do que qualquer riqueza, que quaisquer palavras, que qualquer inverdade proferida contra Deus. A Fé é a bússola que nos leva à salvação.

Resumo 1 Nefi - Cap 17

No capítulo 17 Néfi é instruido a construir um navio. Seus irmãos opõem-se a ele. Ele exorta-os, recontando a história dos procedimentos de Deus para com Israel. Néfi enche-se do poder de Deus. Seus irmãos são proibídos de tocá-lo, para não definharem como uma cana seca.

Durante a nova jornada no deserto, as esposas de Nefi, seus irmãos, as dos filhos de Ismael, todas, tiveram muitos filhos. Todos passaram também por muitos infortúnios. Todos comeram muita carne crua, o que dava forças ao leite que amamentava os filhos deles. Tudo como esta escrito e dito por Deus.

Uma verdade: que está em 1 Nefi 3: (...) e se os filhos dos homens guardam os mandamentos de Deus, Ele alimenta-os e fortalece-os e dá-lhes meios pelos quais poderão cumprir as coisas que Ele lhes ordenou; portanto, Ele nos deu os meios de sobrevivermos enquanto permanecíamos no deserto.

Foram oito anos no deserto. E foi assim que chegaram à terra à qual lhe deram o nome de Abundância, devido a fartura de alimentos, frutas, etc que lá encontraram. Ao mar que encontraram, deram o nome de Irreântum, que significa muitas águas.

Um dia, o Senhor pediu a Nefi que fosse ao cume da montanha, e lá ordenou-lhe que construísse um navio, tal qual Ele iria descrever e ordenar durante a construção, para que tanto Nefi quanto os seus pudessem cruzar as águas do mar. E o Senhor indicou-lhe onde encontrar o minério necessário para construir as ferramentas que seriam utlizadas para a construção do navio.

Em outra visão, Deus lhe disse que deveria seguir corretamente todos os seus mandados, e que ele saberia que estava seguindo as palavras e ordens do Senhor, que iria levá-los à terra da promissão, e iria faze-los escapar da terra de Jerusalém.

Uma vez mais os irmãos de Nefi começaram a murmurar contra ele, não acreditando no que Nefi poderia fazer devido à sua Fé em Deus, e aos ensinamentos e ordens que Deus lhe dera.

Clamaram pelo que achavam que tinha sido um engano ter seguido seu irmão Nefi e seu pai Leí. Exortaram todos os sacrifícios passados juntos, e disseram terem sido tolos em seguir aos dois por todos esses anos no deserto.

Disseram ainda saber que eram justos os de Jerusalém, pois guardavam os estatutos e os juízos do Senhor. Foram vários dias e noites de murmúrios, falando mal de Nefi e Leí.

Nefi ainda tentou uma vez mais mostrar aos seus irmãos as verdades das palavras de Deus, relatando os fatos ocorridos com Moisés, a divisão das águas do Mar Vermelho, assim como outros acontecimentos.

E depois de relatar tudo o que aconteceu, voltou a dizer que o povo de Jerusalém não era o povo justo que eles imaginavam. Comentou, após um grande resumo de tudo o que aconteceu, que normalmente os homens são rápidos em se tornarem iníquos, mas vagarosos para ouvir, compreender e crer na palavra de Deus. E ainda lhes perguntou ao final: se Deus foi capaz de fazer tantos milagres, porque não pode ensinar-me a construir um navio?

Deus pediu a Nefi que estendera uma vez mais sua mão para seus irmãos, para salvar suas almas, seus espíritos, o que foi feito imediamente.

Comentário: Não precisas adorar pessoas, imagens, estátuas. Adora a palavra de Deus. Adora o amor que mora em seu coração. Mantenha-o aberto para a palavra de Deus, que os seus dias serão prolongados na terra e terão o seu lugar ao lado de Deus quando forem chamados ao seu Templo.

Resumo 1 Nefi - Cap 16

Bom dia a todos.  Vamos recordar o que nos disse Nefi em seus escritos, nos capítulos 16 ao 20.

No capítulo 16, Néfi diz: , Os iníquos consideram a verdade dura. Os filhos de Leí casam-se com as filhas de Ismael. A liahona guia-lhes o curso no deserto. Mensagens do Senhor são escritasw na Liahona de tempos em tempos. Ismael morre e deixa sua familia murmurando por causa das aflições.

Os irmãos de Nefi disse-lhes que por muito tempo ele estava dizendo-lhes coisas duras, o que foi confirmado por Nefi, justificando: Justifiquei os justos e testifiquei que eles seriam exaltados no último dia; e os culpados consideram a verdade dura, porque penetra-lhes até o âmago.

Por um momento Nefi teve a esperança de que seus irmãos mudariam, pois uma vez mais eles se humilharam perante Deus, prometendo seguir o caminho da retidão.

Com o casamento de todos os seus irmãos, e dele também, com as filhas de Ismael, Leí viu confirmado os mandamentos que o Senhor lhe houvera dado. Após o casamento, Nefi foi ordenado a seguir viagem pelo deserto. Ele seguiu então o caminho mostrado em uma esfera de latão com duas agulhas encontrada na saída da tenda de Leí. Uma das agulhas mostrava o caminho a seguir. E assim foi feito, atravesando o Rio Lamã. Após seguirem por 4 dias e 4 noites, armaram as suas tendas e deram ao lugar o nome de Sazer.

Após conseguir comida e víveres para suas famílias, seguiram viagem, acompanhando as margens do Rio Vermelho.  A esfera encontrada na frente da tenda de Leí serviu de guia para essa viagem, e quão felizes não ficaram, ao perceberam que ela os levava para lugares férteis, os mais férteis do deserto. Depois de pararem novamente, resolveram sair para uma caça, Nefi e seus irmãos.

Ao sair para caçar, Nefi quebrou seu arco, o que encheu de raiva seus irmãos, pois não conseguiram caçar nada naquele dia. Ao voltarem para suas tendas, encontraram todos famintos devido a fatiga provocada pela viagem, e todos sofreram pela fome. Todos começaram a murmurar contra o Senhor, desde os irmãos de Nefi, os filhos de Ismael, e até Leí murmurava.

Enquanto todos murmuravam contra Deus, não faziam nada para resolver o problema, somente se entregavam ao sofrimento, Néfi construiu um arco de madeira, uma flecha de madeira, recolheu pedras, pegou sua funda, e perguntou ao seu pai onde deveria ir para conseguir alimento.

Leí, ao perguntar ao Senhor o caminho dos alimentos, foi repreendido por suas atitudes e por ter desconfiado das palavras de Deus. E Deus, após repreender Leí, mandou-lhe olhar a esfera novamente e seguir o caminho que ela indicava, não sem antes ler tudo o que na esfera estava indicado.

Foi daí que todos perceberam que a esfera movia-se de acordo à Fé e a diligência e a atenção que lhe era dada. Existia também uma escrita que era mudada de tempos em tempos, de acordo à Fé que lhe era dedicada a Deus. Isso significa que por meio de pequenos recursos, pode o Senhor realizar grandes coisas.

Aprendida a lição, seguiu Nefi para o cume da montanha e matou quantos animais selvagens foram necessários para saciar a fome de suas familias.

Novamente seus irmãos e os filhos de Ismael, depois da morte deste último, murmuraram contra ele e tentaram convencer a todos a voltar para Jerusalém, com a desculpa de que Leí e Nefi os estavam levando para um local ermo, longíquo, para tornarem-se rei. A ira era incitada pelo irmão mais velho de Nefi, Lamã.  Uma vez mais foram repreendidos pelos Senhor, que lhes indicou o significado de suas palavras e de seus desígnios. E com o novo arrependimento deles, lhes deu comida, água, e muito alimento para que continuassem sua caminhada.

Comentário:  As palavras de Deus, nas suas escrituras, são a bussola que nos indica o caminho da salvação e de seu Templo Eterno. Basta sermos puros de coração e seguirmos os seus desígnios que encontraremos a paz que precisamos para seguir nosso caminho.