quarta-feira, 2 de junho de 2010

O alicerce !

As familias bem-sucedidas são estabelecidas e mantidas sob os prinicipios da Fé, da Oração, do Arrependimento, do Perdão.

Um alicerce proporciona uma base firme e segura sobre a qual podemos construir algo. A maioria dos edificios e das casas são construídos sobre alicerces.

Quando os santos dos últimos dias começaram a construir os alicerces do Templo de Salt Lake, usaram camadas de blocos de arenito. Levaram cinco anos para construir o alicerce da Igreja. Quando ficaram sabendo que os soldados estavam chegando, os santos cobriram os alicerces com terra para escondê-los. Mais tarde, quando a terra foi retirada, o alicerce havia cedido e rachado. Os santos sabiam que um alicerce rachado não conseguiria sustentar o templo. Por isso, removeram o alicerce de arenito e o substituiram por grandes blocos de granito. Quando esse alicerce estava assentado, os trabalhadores começaram a construir as paredes do templo.

Assim como o templo precisava de um forte alicerce de granito, você e sua família precisam de um forte alicerce sobre o qual poderão construir uma família sólida, seja espiritualmente como na união do lar.

O Senhor disse: Edifica sobre minha rocha, que é meu Evangelho. (D&C 11:24).

O Evangelho de Jesus Cristo inclui fé, oração, arrependimento e perdão. Se edificar sobre esses princípios, você terá um firme alicerce para ajudar você e sua família a se manterem fortes.

1- A Fé no Senhor Jesus Cristo me fortalece e fortalece minha familia.

2- A Oração fortalece a mim e a minha família.

(Crédito: Extraído do texto escrito por Cheryl Esplin, na edição de Junho de 2009 do encarte O Amigo, da revista A Lihaona.)

Comentário:  O trabalho dos soldados pode ser comparado ao trabalho de cada um de nós no seio de nossas familias. O trabalho também faz parte da base que irá fortalecer o alicerce de nossas famílias. Todos nós, pai, mãe, filhos e filhas somos como esses blocos de granito.

Devemos estar sempre unidos e dispostos de maneira a manter o nosso sagrado lar sempre forte e pronto para vencer qualquer tipo de tentação externa. Não devemos deixar nosso templo familiar ruir ou ceder nunca, seja qual for a provação pela qual estejamos passando.

O trabalho de cada um de nós deve servir para dignificar nossa familia, mantendo a sua união, a sua estabilidade espiritual, social e financeira.

Sabemos que quando falta o trabalho para um dos integrantes da família, poderão existir fendas abertas nos blocos, tal como ocorreu com o bloco de arenito com que primeiramente se tentou construir o templo.

Portanto, cada um de nós devemos manter sempre abertas várias portas de possibilidades para que tenhamos sempre um trabalho que nos dignifique e nos ajude a manter a calma e paz familiar.

A destruição da família pode ocorrer rápidamente por falta de trabalho e a sua reconstrução poderá tomar muito mais tempo do que se imagina. Portanto, a união ao redor da mesa, orando, lendo a Biblia, o nosso livro de Mormons, é importante, para auxiliar na manutenção da calma familiar.

Uma das vantagens de nossa Igreja, comparada com as outras religiões, é a nossa capacidade de ajuda mutua. Outra vantagem é a de que nossos irmãos amigos não se limitam a nos dar o peixe para a nossa comida diária. Eles nos ensinam a pescar.

Pensem nisso.  Aproveitem as oportunidades que lhe são oferecidas.
Nunca deixem que sua familia fique à deriva.

Caso você seja o professor que está ensinando o Irmão a pescar, não retirem a mão bruscamente. Estejam seguros que ele aprendeu a pescar, para que possa seguir sózinho o seu caminho. Estendam a mão, sempre que puderam. Não o abandonem no meio do caminho.

Irmão Purcino