domingo, 28 de fevereiro de 2010

Resumo 1 Nefi - Cap 18

No capítulo 18 Néfi relata que o naviou pedido por Deus foi finalizado. Fala sobre o nascimento de Jacó e o de José.  O grupo embarca para a terra da promissão. Os filhos de Ismael e suas esposas unem-se em leviandades e rebelião. Néfi é amarrado e o navio retrocede, devido a uma terrível tempestade. Néfi é libertado e, por causa de sua oração, a tempestade cessa. O povo chega à terra da promissão.

Após terminada construção do navio, Néfi viu seus irmãos humilharem-se diante de Deus, e da realidade da construção de um navio de tal porte, de forma tão bem feita, e que poderia resistir à travessia das águas do mar.

Deus pediu então a Leí e Nefi que embarcassem no navio, levando consigo todos os mantimentos, frutas, carne, que lhes foi ordenado e designado por Deus, de acordo às suas necessidades, pela sua familia e pelas suas idades.

Após haverem embarcado, foram levados pelo vento para a terra da promissão. Começada a travessia, todos os seus irmãos, os filhos de Ismael, e todas suas esposas, começaram a dançar vulgarmente, assim como entregar-se a festas não puras. Nefi tentou avisá-los para que parasse, porém seus irmãos disseram que não o deixariam governar-los, por ser o irmão mais novo. E amarraram Nefi. Nesse momento, a bussola que indicava o caminho, parou de funcionar.

Apesar do medo de se afogarem, ninguém soltou Nefi. Levantou-se então uma grande tempestade, que durou três dias e três noites. Começaram então a retroceder. E foi aí que, no quarto dia, a tempestade piorou muito. Foi só assim que os irmãos de Néfi perceberam que a ira de Deus estava sobre eles.

Depois de solto, e de não murmurar contra Deus pelo seu sofrimento, de seus pais, de Jacó e José que passaram privações, somente agradecendo a Deus por ainda estar vivo e com condições de levar sua gente à terra prometida, Néfi pegou em suas mãos a bússola, que imediatamente voltou a funcionar. E chegaram à terra da promissão.

Comentário:  A Fé e a simplicidade do amor a Deus é maior do que qualquer riqueza, que quaisquer palavras, que qualquer inverdade proferida contra Deus. A Fé é a bússola que nos leva à salvação.