terça-feira, 2 de março de 2010

A fonte do poder moral e espiritual! Deus.

Extraído do discurso da Irmã Mila,  domingo 28 de Fevereiro na capela da Ala Costa e Silva – Castelo – Campinas


Bom dia irmãos,

Em 15 de agosto de 2007, houve um terrível terremoto no Peru que quase destruiu as cidades litorâneas de Pisco e Chincha.

Quatro dias depois do terremoto, o Élder Marcus B. Nash, dos Setenta conheceu o Presidente Conde. Enquanto conversavam sobre a destruição que ali se abateu e sobre o que estava sendo feito para ajudar as vítimas, a esposa do Presidente Conde, Pamela, aproximou-se com um de seus filhos no colo.


O Élder Nash perguntou a ela como seus filhos estavam. Sorrindo ela disse que, pela bondade de Deus, eles estavam bem e a salvo. Então ele perguntou sobre a casa deles.

“Desapareceu”, disse ela.

“E seus pertences?”, indagou ele.

“Ficou tudo soterrado nos escombros da casa”, disse a irmã Conde.

“E apesar de tudo”, comentou o Élder Nash, “você diz isso com um sorriso”?

“Claro! Já orei e estou tranqüila”, disse ela. “Temos tudo de que precisamos. Temos um ao outro, temos nossos filhos, somos selados no templo, temos esta Igreja maravilhosa, e temos o Senhor. Podemos reconstruir, com a ajuda do Senhor”.

Qual é a fonte de tal poder moral e espiritual, e como a encontraremos? A fonte é Deus. O acesso que temos a esse poder é por meio dos convênios feitos com Ele. Um convênio é uma aliança entre Deus e o homem, um pacto cujos termos são definidos por Deus (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Convênio”, p. 43). Nessa aliança divina, Deus Se obriga a nos suster, santificar e exaltar como recompensa por nosso comprometimento de servi-Lo e de cumprir Seus mandamentos.

Celebramos convênios por meio de ordenanças do sacerdócio, rituais sagrados que Deus ordenou para manifestarmos nosso compromisso. Nosso convênio inicial, por exemplo, no qual penhoramos nosso desejo de tomar sobre nós o nome de Cristo, é confirmado pela ordenança do batismo. Por meio dessa ordenança, tornamo-nos parte do povo do convênio do Senhor e herdeiros do reino celestial de Deus.

Como diz em João 3:5 “Quem não nascer da água e do Espirito, não poderá entrar no reino de Deus.”

O Batismo é uma maravilhosa e sagrada ordenança que traz consigo a remissão dos pecados, Em 3 Nefi 27:20 diz: “ arrependei-vos todos vós, confins da terra: vinde a mim e sede batizados em meu nome, a fim de que sejais santificados, recebendo o espirito Santo, para comparecerdes sem mancha perante mim no ultimo dia.”

Mas em uma avaliação maior, simboliza a morte, sepultamento e ressurreição de nosso Redentor Divino. Cada vez que participamos do sacramento renovamos o nosso convenio; tomamos sobre nós o nome de Cristo e concordamos em guardar seus mandamentos. Ele em troca nos diz que seu Espírito estará conosco. Isso é um convenio, um contrato que envolve duas partes. Se todos nós refletíssemos mais no significado das orações que são oferecidas se ouvíssemos as palavras dessas orações, que são dadas por revelação, e se nos aplicarmos. Seremos melhores pessoas, todos nós seremos. ...

Segundo o nosso Profeta Gordon B. Hinckley ele cita outro convenio importantíssimo: o dizimo, “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro e depois fazei prova de mim nisto (malaquias 3:10), temos o mandamento de pagar o dizimo. A promessa do outro lado do contrato, o Convenio, é que ele repreenderá o devorador e abrirá as janelas dos Céus e derramará tantas bênçãos que não haverá lugar suficiente para recolhê-las....

O Templo também é um lugar de convênios, o que se passa na casa do senhor, que é precedido por pesquisa, aproxima-se mais do espírito de sacrifício do Senhor do que qualquer outra atividade que eu conheça. Por que? Porque é feito por aqueles que doam livremente do seu tempo e substancia pra realizar em favor de outros aquilo que eles não podem fazer por si mesmos, e pelo que não esperam nenhum agradecimento ou recompensa.

Espero irmãos que todos que tenham uma recomendação possam usar o templo constantemente, por que temos a promessa de receber as maiores bênçãos que o senhor possa oferecer para um filho fiel e obediente, as benção são maravilhosas e incomparáveis. No templo fala da vida aqui e da vida além do tumulo; da importância da família como uma criação do todos poderoso; da eternidade do relacionamento conjugal; de alcançarmos uma gloria maior. É um lugar de Luz, de paz, um lugar de amor onde tratamos dos assuntos da eternidade.

Quero compartilhar com vcs as palavras de nosso profeta Gordon B. Hinckley,

“Se formos um povo que freqüenta o templo, seremos melhores pais e maridos, melhores esposas e mães. Sei que sua vida é muito atarefada. Sei que tem muito a fazer, mas faço –lhe uma promessa que se forem a cada do Senhor, serão abençoados; a vida será melhor para vcs. Por favor irmãos e irmãs, beneficiem-se da grande oportunidade de irem a casa do Senhor e lá participarem de todas as suas maravilhosas beçãos que lhe pertencem e podem ser recebidas lá!”

Por que fazer convênios com Deus e guardá-los nos dá poder para sorrir nas dificuldades, converter tribulações em triunfo e “ocupar-[nos] zelosamente numa boa causa (…) e realizar muita retidão” (D&C 58:27)?

Deus cumpre as promessas quando honramos com nossos convênios, ele nos abençoará, nos fortalecerá e completará a nossa fé.

Amém. ...

Irmã Mila Martins