quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

1 Nefi - Capitulo 5

Néfi e seus irmãos voltaram para o deserto ao encontro com seus pais, pois até sua mãe Saria chorou muito durante o tempo em que estiveram em Jerusalém. Ela reclamou muito sobre isso com Leí, que lhe disse em resposta que ele sabia que ela o achava um visionário.

Visionário porque acreditou na visão que teve com a mensagem de Deus, quando reconheceu a bondade de Deus. Inclusive, ele disse que se houvesse ficado em Jerusalém, todos teriam perecido. Quando Saria viu seus filhos entrarem em sua tenda, ela falou:

Agora sei com certeza qe o Senhor ordenou a meu marido que fugisse para o deserto, sim, e tenho também certeza de que o Senhor protegeu meus filhos e livrou-os das mãos de Labão, e deu-lhes o poder de executarem o que o Senhor lhes havia ordenado.

Leí, depois de regogizar-se com seus filhos e sua mulher, pegou as placas de latão para examiná-las, e viu que lá estavam os cinco livros de Moisés, que faziam um rekato da criação do mundo e também de Adão e Eva, que foram os nossos primeiros pais.

Viu que lá estavam as profecias dos santos profetas, desde o principio até o começo do reinado de Zedequias e também muitas profecias que foram proferidas pela boca de Jeremias. Leí descobriu também uma novidade em sua genealogia: ele descobriu que ele descendia de José, sim, aquele mesmo José que era filho de Jacó e que fora vendido no Egito e que fora preservado pela mão do Senhor para que pudesse preservar seu pai, Jacó e toda sua casa, evitando desta forma que morressem de fome.

Comentário  Como foi visto e conhecido por Leí, Labão também era descendente de José. Isso significa, que em um momento dado, por genealogia, também poderiam ser parentes. Porém, sabemos, que até nos dias de hoje, parentesco não é significado de amizade pura. Quantas e quantas vezes os parentes não nos viram as costas quando necessitamos de ajuda e apoio, e vamos encontrar essa ajuda nos corações de amigos ou estranhos. Portanto, entender essas situações é um fator preponderante e importante, pois sempre teremos a chance de retomar uma amizade, pelo dom da palavra e pela capacidade de nossos corações e nossas mentes, em perdoar aqueles que nos fizeram um mal certo dia.