sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

1 Nefi - Cap 10 ao 15

Olá Irmãos, bom dia a todos.

Estive afastado por uns dias, motivo pelo qual não estive fazendo as postagens diárias de leitura. Mas posso dizer que sim, estive lendo. Para que não tenhamos um vazio entre a última leitura do Livro de Mórmon que foi colocada no Blog e a de hoje, farei um breve resumo dos capítulos 10 ao 20.

Começo aqui, o resumo dos capitulos de 1 Nefi, 10 ao 15.

No capítulo 10, Leí prediz o cativeiro na Babilôniafala da inda, entre os judeus, de um Messias, um Salvador, um Redentor. Fala também da vinda daquele que batizaria o Cordeiro de Deus - Leí fala da morte e da ressurreição do Messias, Compara a dispersão e a coligação de Israel a uma oliveira.  Nefi, por sua vez, fala do Filho de Deus, do dom do Espírito Santo e da necessidade de retidão. Aproximadamente 600 - 592 a.C.

Especial atenção neste capítulo poderá ser dada 1 Nefi 10:18 - 21, que diz:

18- Pois ele é o mesmo ontem, hoje e sempre, e o caminho está sendo preparado para todos os homens desde a fundação do mundo, caso se arrependam e venham a ele.

19- Pois aquele que procurar diligentemente, achará, e os mistérios de Deus ser-lhe-ão desvendados pelo poder do Espírito Santo, tanto agora como no passado e tanto no passado como no futuro. Portanto, o curso do Senhor é um círculo eterno.

20- Lembra-te, portanto ó homem, de que por todas as tuas obras, serás levado a julgamento.

21- Portanto, se haveis procurado fazer o mal nos dias de vossa provação, sereis declarados impuros diante do tribunal de Deus, e nada que é impuro poderá habitar com Deus. Sereis portanto, afastados para sempre.

22- E o Espírito Santo dá-me autoridade para proclamar estas coisas e não as reter.


No capítulo 11, Néfi relata que vê o Espírito do Senhor e a árvore da vida é-lhe mostrada em visão. Ele vê a mãe do Filho de Deus e aprnede sobre a condescendência de Deus. Vê também o chamado e ministério dos Doze Apóstolos do Cordeiro.

Neste capítulo, onde Nefi conta suas visões da árvore da vida, do Filho de Deus e da Virgem Santa, sua mãe, um dos trechos mais lindos é 1 Nefi 11:21 - 25, que diz:

21- E disse-me o anjo Eis o Cordeiro de Deus, sim, o Filho do Pai Eterno! Sabes tu o significado da árvore que teu pai viu?

22- E respondi-lhe, dizendo: Sim, é o amor de Deus, que se derrama no coração dos filhos dos  homens; e, portanto, a mais desjável de todas as coisas.

23- E o anjo falou-me, dizendo: Sim, e a maior alegria para a alma.

24- E depois detas palavras, disse-me Olha! E olhando, vi o Filho de Deus caminhando entre os filhos dos homens; e vi muitos se prostarem a seus pés e adorarem-no.

26- E aconteceu que vi que a barra de ferro que meu pai tinha visto era a palavra de Deus, que conduzia à fonte de águas vivas, ou sejá, à árvore da vida; águas essas que eram um símbolo do amor de Deus; e também vi que a árvore da vida era um símbolo do amor de Deus.

O anjo ainda mostrou à Nefi a queda o grande edificio que seu pai lhe houvera contado. Esse é o edificio do orgulho. Aquele que cairia diante de todos, destruindo povos, nações, línguas, cidades, e o anjo ainda disse: Asim será a destruição de todos aqueles combaterem os doze apóstolos do Cordeiro.

No capítulo 12, Néfi vê em visão a terra prometida; a retidão, iniquidade, queda de seus habitantes; a vinda do Cordeiro de Deus no meio deles; como os Doze Díscipulos e os Doze Apóstolos julgarão Isarael; o estado repugnante e imundo daqueles que degeneram, caindo na incredulidade.

Neste capítulo Nefi conhece a derrota de muitas de suas gerações, para as gerações de seus irmãos, em batalhas constantes, guerras, desavenças.

Essas vitórias aconteceram devido às tentações do Diabo, que atacou sem piedade as sementes de Nefi. Eles, levados pelas promessas falsas, pelo orgulho, pela incredulidade, tornaram-se presas fáceis para os descendentes dos irmãos de Nefi.


No capítulo 13, Néfi vê em visão a igreja do diabo estabelecida entre os gentios, a descoberta da colonização da América, a perda de muitas partes claras e preciosas da Biblia, o estado resultante da apostásia dos gentios. a restauração do evangelho, o aparecimento das escrituras dos últimos dias e a edificação de Sião.

Durante essa visão Nefi viu o que aconteceu com aqueles de sua semente que não acreditaram nas palavras do Senhor e deixaram-se levar pelas palavras do Diabo. Viu também o surgimento de uma nova cidade, Sião, que foi construida para dar continuidade às sementes daqueles tementes a Deus e para a criação dos que seguriam as palavras de Deus e seriam seus profetas, catequizando os outros povos.


No capítulo 14, Néfi comenta que um anjo lhe fala das bênçãos e maldições que cairão sobre os gentios. Existem apenas duas igrejas: a Igreja do Cordeiro de Deus e a igreja do diabo. Os santos de Deus com todas as nações são perseguidos pela grande e abominável igreja. O Apóstolo João escreverá sobre o fim do mundo.

Todos aqueles que derem ouvidos ao Cordeiro de Deus no dia em que ele se manifestar, e não endurecerem o coração contra o Cordeiro de Deus, serão abençoados para sempre na terra da promissão, não mais serão escravizados e serão protegidos contra as palavras do diabo.

Aquele que não se arrepender de seus pecados e não der ouvidos à palavra do Cordeiro serão condenado a perecer no abismo do inferno. E isso vale até os dias de hoje.


No capítulo 15, Nefi conta que a semente de Leí receberá dos gentios o evangelho nos últimos dia. A coligação de Israel é comparada a uma oliveira cujos ramos naturais serão exertados novamente. Nefi interpreta a visão da árvore da vida e fala da justiça de deus em separar os iníquos dos justos.

O rsultado final da vida terrena dos homens é preparar-se fisica e espiritualmente a viver eternamente na Igreja de Deus, ao lado Dele. Aqueles que o amarem, seguirem suas palavras, disseminarem seus ensimentos e não aceitarem as provocações e promessas iníquas do diabo, estarão salvos para toda a eternidade.

Irmão Purcino
Lider de Comunicação
Ala Costa e Silva