segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Leitura de hoje - Biblia - Apocalipse 6

Vamos fazer um acompanhamento das leituras propostas em nosso planejamento diário da Biblia.


A leitura de hoje é a Introdução do Livro de Mórmon e o Apocalipse 6 da Biblia.


Reúnam-se com sua família, leiam as mensagens do Livro de Mòrmon e expliquem o significado de cada uma delas aos seus entes queridos, filhos, esposa ou esposo.

Expliquem que o Livro de Mórmon é um volume de escrituras sagradas comparável à Biblia. É um registro da comunicação de Deus com os antigos habitantes das Américas e contém a plenitude do evangelho eterno.

O livro foi escrito por muitos profetas antigos, pelo espírito de profecia e revelação. Suas palavras, escritas em placas de ouro, foram citadas e resumidas por um profeta-historiador chamado Mórmon.

Explique que o que nele está escrito, e que é o acontecimento de maior relevância, é o ministério pessoal do Senhor Jesus Cristo entre os nefitas, logo após sua ressurreição. Nosso livro de Mórmon delinea o plano de salvação divina, expõe as doutrinas do evangelho e nos explica o que fazer para ganhar paz nesta vida e a salvação eterna no mundo vindouro.

Em seu devido tempo, as placas escritas foram entregues ao profeta Joseph Smith, que as traduziu pelo dom e poder de Deus. Nosso profeta declarou:  Eu disse aos Irmãos que o Livro de Mórmon era o mais correto de todos os livros da Terra e a pedra fundamental de nossa religião, e que seguindo seus preceitos o homem se aproximaria mais de Deus do que seguindo os de qualquer outro livro.

Além de Joseph Smith, mais onze pessoas viram as placas de ouro e fossem, deta maneira, testemunhas especiais da veracidade e divindade do Livro de Mórmon. Seus testemunhos escritos estão incluidos no Livro de Mórmon como Depoimento de Três Testemunhas e Depoimentos de Oito Testemunhas.

As pessoas que lerem o Livro de Mórmon e que ponderarem no coração as mensagens nele contidas e perguntarem com fé no coração se este é o livro verdadeiro, receberão um testemunho de sua veracidade e divindade (vejam Morôni 10:3-5)

Vocês deverão ler também Apocalipse 6 e refletir sobre sua mensagem, discutindo as palavras nele contidas com seus entes queridos, e seguir suas recomendações, com fé e obediência.

Apocalipse 6: Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem! Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.


Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: Vem! E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada.


Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão. E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo: Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho.


Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem! E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra.


Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?


Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.


Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue, as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes, e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar.


Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?

Comentário:  Sem sacrifício e sem obediência, não teremos a sabedoria suficiente para entender os caminhos que nos mostra o nosso Pai Celestial para encontrarmos a paz ao seu lado em nossa outra vida. Necessitamos ter paz de consciência e capacidade de entender e escolher o caminho da Verdade para fazer por merecer a ajuda de Cristo.


Ele é o maior exemplo de obediência e honestidade, além de se entregar pelos seus, sem discutir as ordens de Nosso Pai Celestial.



Extraído do Livro de Mórmon e Biblia on-line.

Obediência - Fazer a vontade de Deus.

Texto adaptado do discurso da Irmã Vanilda Sabino, realizado no dia 31 de Janeiro de 2010 na capela da Ala Costa e Silva.

A irmã Vanilda começou seu discurso sobre a obediência comentando o seu significado espiritural, que é obediência espiritual é obedecer e fazer a vontade de Deus.

Nós devemos obedecer a Deus com boa vontade e Fé. Cada um de nós deve perguntar-se porque obedecemos aos mandamentos?  Por medo? Por Fé? Porque amamos a Deus?

Claro que a resposta correta será a Fé e o amor a Deus. Mas não se esqueçam que somos tementes a Deus. Queremos obedecer-lhe voluntáriamente. Disse a Irmã Vanilda que ao obedecermos a Deus voluntáriamente, ele nos amará e nos abençoará voluntariamente. 

Em D&C 76:5 o Senhor disse: "Eu, o Senhor, me deleito em honrar aqueles que me servem em retidão e verdade até o fim"

Muitas vezes nos perguntamos por que devemos obedecer a Deus, se não entendemos por que devemos fazê-lo?

A resposta está em Moisés 5: 5-6:  E ele deu-lhes mandamentos de que adorassem ao Senhor seu Deus e oferecessem as primicias de seus rebanhos como oferta ao Senhor. E Adão foi obediente aos mandamentos do Senhor.

E pós muitos dias, um anjo do Senhor apareceu a Adão dizendo: Por que ofereces sacrifícios ao Senhor?  E Adão respondeu-lhe: Eu não sei, exceto que o Senhor me mandou.

O Livro de Mórmon conta-nos que Néfi e seus irmãos mais velhos receberam uma incumbência muito difícil do Senhor (ver 1 Néfi 3:1-6). Os irmãos de Néfi reclamaram, dizendo: "É uma coisa difícil que nos pedes."

Mas Néfi disse: "Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas" (1 Néfi 3:7).

Quando acharmos difícil obedecer a um mandamento do Senhor, devemos lembrar as palavras de Néfi.Um resumo do discurso de nossa Irmã diz que a obediência também nos ajuda a progredir e a nos tornarmos mais semelhantes ao Pai Celestia. Entretanto, aqueles que nada fazem até serem mandados e guardam os mandamentos contra a vontade, esses perdem a sua recompensa (vejam e leiam D&C 58:26-29).

Outras vezes, podemos pensar que é muito difícil obedecer a um mandamento. Como os irmãos de Néfi, podemos dizer: "É uma coisa difícil que nos pedes". Entretanto, como Néfi, poderemos ter a certeza de que Deus não nos dará um mandamento a menos que tenha preparado um caminho para obedecermos a sua ordem.

Após pesquisar e ler as escrituras e doutrinas sobre a Obediência eu gostaria de fazer um adendo ao discurso de nossa Irmã Vanilda:

Segundo D&C 147, o Senhor nos aconselha: "E, se guardares os meus mandamentos e perseverares até o fim, terás a vida eterna, que é o maior de todos os dons de Deus"

Obedeceis aos mandamentos de Deus com Fé e retidão e grande será a sua recompensa, assim como eterna será a sua glória.A todos os que obedecerem aos mandamentos o Pai Celestial revelará todos os mistérios, sim, todos os mistérios ocultos do Seu reino desde os dias antigos, e por muitos séculos tornando-lhes conhecida a boa vontade do Seu desejo concernente a todas as coisas relativas ao Seu reino.


Sim, até as maravilhas da eternidade vocês conhecerão, e coisas ainda por vir. Ele nos mostrará até mesmo as coisas de muitas gerações.

Jesus Cristo é o nosso exemplo de Obediência e como fazer a vontade de Deus.

O Dia do Senhor - E Deus Abençoou o Sétimo Dia!

(Texto extraído e adaptado do discurso da Irmã Rosana Breviglieri, realizado na Capela da Ala Costa e Silva, em 31 de Janeiro de 2010)

A Irmã Rosana começou o seu discurso comentando que na pré-existência já sabiamos todos os propositos de Deus e aceitamos estes propositos e, é lógico, concordamos com os mandamentos do Senhor.

Um destes mandamentos é o de guardar o dia do Senhor. E qual é esse dia? O domingo.

O domingo é o dia do Senhor, é o dia do descanso, que satisfaz plenamente a exigência divina assim como a necessidade humana de um dia em sete para o repouso do corpo e do espírito
(Gen. 2:3)

Gênesis 2:3 - E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.

Com o advento do cristianismo, o primeiro dia da semana passou a ser o dia do Senhor. Em virtude de haver Jesus ressuscitado nese dia. (João 20:1)

João 20:1 - E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.
 
Deve ser para todos nós um dia de real repouso, dedicado à oração, à leitura das escrituras. Nesse dia os cristãos devem abster-se de todo o trabalho secular, excetuando aquele que seja imprescindivel e indispensável à vida da comunidade.
 
O trabalho secular a que se refere o parágrafo acima é todo o nosso trabalho do dia a dia, aquele que podemos deixar para o seguinte dia, pois não afetará o nosso dia-a-dia.
 
Devem também abster-se de recreações que desviem a atenção das atividades espirituais (HEB 4:9 - 11)
 
Hebreu 4:9 - 11  -  Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.
 
Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
 
Ainda, segundo D&C 59:9; 12 - E para que mais plenamente conserves limpo das manchas do mundo, irás a casa de oração e oferecerás teus sacramentos no meu dia santificado.
 
Lembra-te, porém, de que no dia do Senhor oferecerás tuas oblações e teus sacramentos ao Altíssimo, confessando teus pecados a teus irmãos e perante o Senhor nesse dia e não farás qualquer outra coisa; seja teu alimento preparado com singeleza de coração para que teu jejum seja perfeito, ou, em outras palavras, para que tua alegria seja completa.
 
Caso você tenha alguma dúvida sobre a sabedoria e divindade de observar o dia do Senhor, fique em casa, reúna sua família ao seu redor.
 
Ensine-lhes o Evangelho, desfrute das oportunidades de estarem juntos no dia do Senhor.
 
Vá às reuniões e participe. Você saberá que observar o dia do Senhor é um principio verdadeiro que trará grandes bençãos. 
 
O mandamento do dia do Senhor é o mandamento mais longo dos Dez Mandamentos. O Senhor foi muito específico, muito detalhado.
 
Todos nós fomos chamados por Deus para a Salvação, para o serviço de Deus, para testemunhar por Jesus Cristo e promover o seu Reino, na medida dos talentos dos dons concedidos pelo Espirito Santo.
 
E esta foi a mensagem deixada pela nossa Irmã Rosana, em nome de Jesus Cristo, Amém.
 
Texto original: Irmã Rosana Breviglieri.
Ala Costa e Silva.
 
Edição: Irmão Purcino
Ala Costa e Silva
Líder de Comunicação.