terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Discernimento entre o Bem e o Mal

O PODER DA NOSSA CONSCIÊNCIA.
(adaptação feita pelo Irmão Purcino de trecho da palestra da Irmã Bianca Martins)

A consciência é uma manifestação da Luz de Cristo que nos permite distinguir o BEM do MAL


Não podemos confundir Luz de Cristo com o Espírito Santo. O Espírito Santo é um personagem e a Luz de Cristo não o é. O Profeta Mormón ensinou que a Luz de Cristo é concedida a todos os homens, para que eles possam distinguir o bem do mal. Essa distinção nos levará a tomar decisões em nossa vida.

Essas decisões nada mais são do que as escolhas que fazemos durante a nossa vida carnal. Todos sabemos que temos que fazer várias escolhas. Muitas delas são importantíssimas para o nosso desenvolvimento espiritual. Outras, não são muito importantes.

Por isso, dizemos que as escolhas que fazemos determinam em grande parte a nossa felicidade ou infelicidade, porque teremos que viver com as consequências de nossas escolhas. Não é possível fazermos escolhas perfeitas o tempo todo. Isso simplesmente não acontece todo momento. Porém, é possível fazermos boas esclhas com as quais poderemos conviver e que nos farão crescer.

Durante sua palestra, a Irmã Bianca Martins comentou que quando falamos de escolhas é comum que algumas pessoas achem que ter que escolher o bem é uma forma de restrição, o que não é correto. Vejam o exemplo que ela nos deu:

--> Imaginem ver um cartaz na praia escrito: PERIGO! REDEMOINHO! PROIBIDO NADAR!

Podemos achar que isso é uma restrição. Mas será que isso é verdade?

Então vejamos, mesmo com as restrições quanto as ações, nós ainda temos muitas escolhas. Somos livres para ir nadar em outro lugar. Somos livres para caminhar pela praia e apanhar conchas, somos livres para ver o por do Sol, ou o amanhecer. Somos livres para voltar para casa. Somos livres também para ignorar o aviso e nadar no local perigoso. Agora, uma vez que tenhamos sido apanhados pelo redemoinho e levados para baixo, ai sim teremos poucas escolhas. Podemos tentar escapar ou pedir ajuda, mas neste caso, o mais provável é que iremos nos afogar.

Se vivermos de modo a sermos dignos da orientação divina, poderemos nos tornar livres para sempre, distinguindo o Bem do Mal, pois necessitamos agir por nós mesmos e não receber ações premeditadas.

ESCOLHAS PROPORCIONAM BOAS OPORTUNIDADES!

Algumas escolhas nos proporcionam boas oportunidades, não importando o caminho que escolhamos seguir, como por exemplo, quando decidimos a carreira que iremos seguir ou a escola que iremos frequentar.

A Irmã Bianca deu outro exemplo. Ela comentou conhecer um rapaz brilhante, capaz, que queria ser médico, mas não teve oportunidades para isso. Decidiu então ser advogado. Estudou muito, até tornar-se um advogado bem sucedido. Talvez, como médico, teria sido também muito bem sucedido, ou até mais.

Algumas escolhas tem consequências maiores que outras. Nenhuma escolha voluntária que fazemos nesta vida é maior do que a escolha da pessoa com quem iremos nos casar. Essa decisão pode trazer-nos felicidade e alegria eternas. Para haver a sublime felicidade conjugal, tanto o marido quanto a mulher precisam estar plenamente comprometidos um com o outro e, por consequência, com o casamento.

UMA ESCOLHA TEM QUE SER ÚNICA!!!

Algumas escolhas importantes para a nossa realização e felicidade devem ser feitas apenas uma vez. Depois de feita a escolha, nunca mais teremos que fazê-la novamente.

Por exemplo: Precisamos decidir apenas uma vez, de modo firme e irredutível, que não mais fumaremos e não tomaremos bebidas alcoólicas, nem usaremos drogas que afetem a mente. Essa escolha única fará com que, aos nos oferecerem café, bebida ou droga, não tenhamos que pensar se aceitamos ou não. A decisão já foi tomada. Basta não aceitar!!!

O MOMENTO CERTO DA ESCOLHA!!!

Algumas de nossas escolhas tem o seu momento certo para serem feitas. Caso nos demoremos para tomar a decisão, podemos perder a chance para sempre. Às vezes, nossas dúvidas nos impedem de tomar uma decisão que envolva mudanças em nossa vida, seja ela profissional, pessoal ou familiar. Logo, saiba que, se você tiver que tomar uma decisão sobre algo importante, e não o fizer, essa demora, essa relutância em tomar a decisão será a PRÓPRIA DECISÃO.

Existe uma escritura que diz: Como saber se estou tomando a decisão certa?

Eis que te digo que deves estudar a decisão em sua mente; depois me deves perguntar se está certo e, se estiver certo, farei arder dentro de ti o teu peito; portanto, sentirás que estáis certo. Mas se não estiver certo, não terás tais sentimentos; terás porém, um estupor de pensamento que te fará esquecer o que estiver errado (...)

A JUSTIFICATIVA DA CONDUTA ERRADA!

Muitas vezes, no nosso dia a dia, ouvimos as pessoas comentarem, como justificativa de uma conduta errada, o seguinte: Ora, todo mundo esta fazendo isso! Esse pensamento é uma distorção da verdade e seu autor é Satanás.

O presidente Neil Andersen conta que certa vez teve a oportunidade de acompanhar o Presidente Spencer W. Kimball a uma terra distante. Visitaram vários lugares naquela região, incluindo catacumbas subterrâneas locais de sepultamentos dos que tinham sido perseguidos por cristãos fanáticos.

Ao subirem as estreitas e escuras escadarias para enfim sair daquele lugar, o Presidente Kimball comentou algo inesquecivel. Ele puxou a barra do paletó do Presidente Andersen e disse:

Sempre me perturbou o que o adversário faz usando o nome de nosso Salvador.

E completou: O adversário nunca terá a alegria a não ser que você e eu pequemos.

Esse comentário reflete o que Néfi nos disse, assim o diabo engana suas almas e os conduz cuidadosamente ao inferno. E o pior, usando nome de nosso salvador Jesus Cristo em vão.

Em síntese, ninguém poderá justificar suas ações sendo desonesto, mentindo, enganando, usando uma linguagem profana, tomando o nome do Senhor em vão, envolvendo-se em relacionamentos sexuais imorais, deixando de respeitar o dia do Senhor, deixando de frequentar o nosso Templo e, em especial, não perdoar as ofensas das outras pessoas.

Lembre-se de que você fazendo a escolha certa entre o Bem e o Mal, você estará dando o exemplo a seus irmãos de Fé e poderá influenciar muitos outros a agirem também de modo sensato.

Não devemos NUNCA culpar as circunstâncias da vida, a nossa família ou os nossos amigos, se decidimos desobedecer aos mandamentos de Deus. Nós somos filhos e filhas de Deus e, como tal, possuimos um poder enorme e uma capacidade sem igual para escolher a RETIDÃO e a FELICIDADE.

Crédito: Texto extraído da palestra da Irmã Bianca Martins realizada no dia 10 de Janeiro de 2010 na Ala Costa e Silva, Campinas, São Paulo - Brasil.


Lançamento do Blog Integração


Prezados Irmãos

Este novo blog começa uma nova era onde iremos divulgar o nosso testemunho para o mundo.


A realidade do mundo digital é cada vez mais ampla e sólida. Precisamos usar este meio para compartilhar o evangelho e as verdades que conhecemos.


Espero que possam divulgar este blog para seus amigos, parentes e familiares.

Deixo aqui registrado o meu testemunho de que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a Igreja do Salvador Jesus Cristo aqui na Terra.

Bispo Lincoln Martins”
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Último Dias

Ala Costa e Silva