segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Como trazer pessoas a Cristo conhecendo a verdadeira Igreja de Cristo!

Ontem o Irmão Charles fez um discurso emocionante a respeito do trabalho dos missionários.
Transcrevemos o discurso na íntegra. Não deixem de ler também a mensagem do Bispo Lincoln a respeito deste discurso.

Como trazer pessoas a Cristo.
by Charles Martins

Olá Irmãos, hoje eu vou falar sobre um príncípio do envangelho que vai impactar a nossa vida, o mundo e a vida de nossos filhos netos e gerações. Estou falando a respeito de trazer pessoas a Cristo para conhecerem a verdadeira Igreja de Cristo.

Isaias 29:14 Diz: Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá.

O meu objetivo hoje será muito mais expor o princípio a respeito de pregar o envangelho e encorajá-los a uma vez entendido o princípio, começar a praticá-lo imediatamente. Antes eu acreditava muito em motivação, li muitos livros de como motivar as pessoas, e achava muito difícil fazê-lo. O tempo todo tinha que motivar e ficar lembrando as pessoas, até que eu li num outro livro de um especialista em Recursos Humanos um conceito totalmente diferente. 

Diz assim: Você não precisa motivar as pessoas, você tem que encontrar pessoas auto motivadas. Então, eu não quero motivá-los a pregar o evangelho, mas eu gostaria de expor o princípio do evangelho para que todos nós possamos ser auto motivados a cumpri-lo. Falando de motivação, geralmente a maioria das pessoas é motivada por dois estilos diferentes. Um é o da ameaça e o outro é o da promessa.

O estilo da ameaça é assim. 
  • Se não realizar essa tarefa até o final desse mês, você está demitido.
Muitos educam seus filhos assim: 
  • Seja bonzinho senão você vai ficar de castigo.
  • Obedeça agora ou você vai apanhar quando chegar em casa.
  • Faça sua lição de casa ou senão ficará sem assistir televisão.  
E assim por diante...
Na Igreja também identificamos esse tipo de prática quando ouvimos as frases.

  • Fale a verdade senão você vai para o inferno.
  • Pague o dízimo porque senão o anjo devorador vai fazer você perder dinheiro.
  • Cumpra a lei da castidade senão você pode ser excomungado.
  • Guarde a palavra de sabedoria se não você não poderá ir ao templo.
  • Vá a Igreja se não você vai perder as bençãos.
  • Pregue o evangelho para que a ira de Deus não esteja sobre sua cabeça.
Esse estilo é baseado no medo, no sentimento de castigo. As pessoas temem o que lhes possa acontecer se não fizerem o que lhes é determinado.

Esse estilo aparenta uma falsa lealdade e leva a um comprometimento superficial.

O escritor francês Chateaubriand, do século 19, falou a seguinte frase: “A ameaça do mais forte faz-me sempre passar para o lado do mais fraco” Ou seja, todas as vezes que somos ameçados, nós desejamos fazer ao contrário daquilo que somos motivados.

O estilo da promessa é assim.
  • Se você realizar essa tarefa até o final do mês, você vai receber um bônus, uma promoção.
Muitas vezes educamos nossos filhos assim. 
  • Seja bonzinho que você ganhará um presente.
  • Obedeça agora e comprarei um sorvete.
  • Faça sua lição de casa e tire boas notas e receberás um dinheiro.
E assim vai...

Na Igreja também identificamos esse tipo de prática quando ouvimos as frases.

  • Guarde a palavra de sabedoria para que você possa ter mais força física.
  • Pague o dízimo e você receberá uma benção maior ainda, é um ótimo investimento.
  • Preste seu testemunho para que seus pecados sejam perdoados.
  • Vá ao templo porque lá o Senhor responderá suas orações. 
É um estilo baseado na utilidade. Você faz as coisas vendo que você pode ganhar com isso. O que eu vou ganhar com isso? Esse estilo da recompensa é melhor que o estilo da ameaça, mas ele não é completo. Ele parte do pré-suposto que sempre temos que ganhar algo em troca. É um estilo egoísta onde estamos olhando para os nossos próprios interesses.

O melhor estilo é quando compreendemos o princípio e somos motivados a seguí-lo.

Quando entendemos que estamos fazendo parte de algo maior e que Deus ele nos confiou essa responsabilidade. Aí sim nos envolvemos e nos comprometemos. As bênçãos serão consequências e não somente recompensas.

Em D&C 130:20-21 que diz:
20. Há uma lei, irrevogavelmente decretada no céu antes da fundação deste mundo, na qual todas as benção se baseiam.

21. E quando recebemos uma benção de Deus, é por obediência á lei na qual ela se baseia.

O pensador americano Robert Ingersoll entendeu bem esse princípio quando disse: “Não há nada no mundo, nem recompensa, nem castigo, o que há são consequências.”
A melhor maneira de trazer as pessoas a Cristo é falando sobre a verdadeira Igreja restaurada. 

Em Marcos 16:15, a primeira instrução que Cristo deu para os apóstolos logo depois que foi ressuscitado foi assim: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Muitas pessoas estão buscando a Deus, estão buscando a Igreja verdadeira e nós precisamos ser instrumentos na mão de Deus para trazer essas pessoas para a verdadeira Igreja.

Em D&C 123:12 diz:
12. Pois ainda existe muita gente na Terra, em todas as seitas, partidos e denominações, que é cegada pela astúcia sutil dos homens que ficam a espreita para enganar, e que só está afastada da verdade por não saber aonde encontrála.
Ao trazermos mais pessoas a Cristo temos as seguintes consequências.
Um mundo melhor. Todas as vezes que mais pessoas fazem o bem, é menos um fazendo o mal.

Martin Luther King disse: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”
O Senhor também tem essa mesma preocupação quando Ele diz em D&C 60:2 :

2. Com alguns, porém, não estou satisfeito, porque não abrem a boca; mas escondem o talento que lhes dei, por causa do temor aos homens. Ai desses, porque contra eles está acesa a minha ira.

Temos muitos receios ao pregar o envangelho, alguns têm vergonha, outros não gostam de se expor, outros acreditam que podem ferir uma amizade. Que pode ser mal interpretado. Mas o Senhor diz que aqueles que são os eleitos de Deus, irão aceitar o evangelho.

7. E vós sois chamados para efetuardes a reunião de meus eleitos; pois meus eleitos ouvem minha voz e não endurecem o coração. (D&C 29:7)

Ao trazermos almas a Cristo, teremos mais alegria no mundo vindouro.

Em D&C 18:15-16 diz

15. E se trabalhardes todos os vossos dias clamando arrependimento a este povo e trouxerdes a mim mesmo que seja uma só alma, quão grande será vossa alegria com ela no reino de meu Pai.
16. E agora, se vossa alegria é grande com uma só alma que tiverdes trazido a mim no reino de me Pai, quão grande será vossa alegria se me trouxerdes muitas almas.

Ao trazermos as pessoas a Cristo, muitas vezes prestamos nosso testemunho e as escrituras dizem que quando prestamos o testemunho, nossos pecados serão perdoados.

Muitas bençãos virão para aqueles que pregarem o evangelho. 

Há 3 estágios para você influenciar uma pessoa.
  1. Servindo de modelo. (Passivo)
  2. Estabelecendo relações. (Ativo)
  3. Informando, Explicando e Ensinando. (Ativo) 
Para isso enumerei 5 passos para compartilharmos o evangelho.
  1. Ser um bom exemplo.  
  2. Abrir a boca, falar do evangelho em qualquer situação que tiver a oportunidade. 
  3. Distribuir material da Igreja para esse contato. 
  4. Convidar as pessoas a virem a Igreja, sendo em atividades, noites familiares ou reuniões sacramentais. 
  5. Convidarem a ouvir as palestras dos missionários. 
Fazendos esses 5 passos já estamos cumprindo 2 itens da lista de 3 que o profeta Hinckley nos indicou que todo membro precisa ter um amigo, ser nutrido pela palavra de Deus e uma responsabilidade.Convido todos a se automotivarem a trazer pessoas a Cristo.

O escritor romântico inglês Jonh Ruskin do século 19 disse: “A maior recompensa para o trabalho do homem não é o que ele ganha com isso, mas o que ele se torna com isso.”


Mais importante do que o simples fato de pregarmos o evangelho, é nos tornarmos verdadeiros discípulos de Cristo aceitando o desafio que Cristo começou quando ele chamou Pedro para ser pescador de homens. Gostaria de terminar refraseando o Cristo falou para os Apóstolos assim que ele ressucitou:E disse-lhes:

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Irmão Charles Martins
Ala Costa e Silva

Não apertem o BOTÃO DA DESISTÊNCIA

Todo ser humano tem uma parte pouco conhecida do cérebro em comum:
o BOTÃO DA DESISTÊNCIA.

Alguns, por hábito de uma vida inteira, usam o BOTÃO DA DESISTÊNCIA ao primeiro sinal de frustração. Quando seus exercícios ficam puxados demais, eles apertam o BOTÃO DA DESISTÊNCIA e vão para casa.

Se os telefonemas do dia se tornam frustrantes, eles apertam o botão e saem para tomar um café com um colega e passar duas horas em negatividade solidária.

Todos tem um BOTÃO DA DESISTÊNCIA. Nem todos o sabem, mas todos têm.
Passe a conhecê-lo. Observe o momento em que aperta o botão.

Você não pode abandonar o que está fazendo até apertá-lo. O ser humano, como qualquer animal, tende a persistir até que um objetivo seja alcançado.

Note como as crianças conseguem o que querem e verá a persistência natural.

Entretanto, em algum ponto ao longo do caminho, nos deparamos com esse pequeno botão. Logo começamos a usá-lo. Alguns começam após uma grave frustração; a seguir após frustrações médias, até que finalmente ele é utilizado ante qualquer desconforto.
Nós simplesmente desistimos.

Se você não tivesse o hábito de apertar o botão cedo demais, alcançaria virtualmente qualquer objetivo que estabelecesse. Jamais desistiria de sua equipe. Bateria a meta de vendas todos os meses. Perderia todos os quilos que sempre quis perder. Conquistaria qualquer coisa que quisesse, porque não apertaria o botão.

O Botão da Desistência é algo em que você pode se concentrar, sobre o qual pode aprender e que pode fazer funcionar a seu favor, em vez de contra você. Apertá-lo cedo ou tarde é apenas uma questão de hábito.

O hábito de apertá-lo é interpretado erroneamente como falta de força de vontade, coragem, ímpeto ou desejo, mas isso é bobagem.

E, como qualquer hábito, pode ser substituído por outro.

Habitue-se a não apertar o botão da desistência cedo em qualquer processo. Não desista de ser um líder nem de fazer com que sua equipe seja composta de pessoas produtivas.

Quanto menos vezes você desistir, mais motivador se tornará.


NUNCA DESISTA!

Um forte abraço.

Irmão Pacall

Nossa nova capela - Mensagem especial do Bispo Lincoln Martins

Olá Irmãos, o nosso Bispo Lincoln Martins fez uma colocação importante sobre o trabalho missionário de nossa ala, agora que estamos prestes a ter a nossa nova capela.

Abaixo, a íntegra de seu comentário:



“Este domingo foi especial com mensagens maravilhosas da irmã Ester e da Vanessa.

Porém gostaria de fazer um comentário nas palavras do irmão Charles Martins.







Como ele mesmo mencionou, nós precisamos estar automotivados para fazer a obra missionária. Estamos chegando a um momento histórico na Ala Costa e Silva com a vinda da nova capela.

Esta será uma grande oportunidade para todos nós abrimos as nossas bocas e falarmos do evangelho e mostramos aos nossos amigos a Igreja e seus propósitos de trazer todas as almas a Cristo.

Suplico que todos os membros da Ala Costa e Silva possam realmente se engajar nesta obra e trazer seus amigos, parentes e vizinhos a conhecerem a Igreja.

Desejo uma boa semana a todos.









Bispo Lincoln Martins”