quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Uma mensagem do Bispo Lincoln Martins - D&C 18:10, 15 e 16

Olá irmãos, eu acabo de receber um e-mail de nosso bispo Lincoln Martins com a seguinte mensagem para todos nós:

Irmãos,

O Irmão Purcino foi claro que devemos ter o sentimento de compartilhar o evangelho com as outras pessoas.

Gostaria neste momento de compartilhar a seguinte escritura com vocês:  D&C 18:10, 15-16.

Bispo Lincoln Martins
Ala Costa e Silva




Escrituras D&C 18:10, 15 e 16

A seção 18 de Doutrinas e Convenios trata da revelação feita a Joseph Smith, o Profeta, Oliver Cowdery e David Whitmer, dada em Fayette, Estado de Nova York, em junho de 1829. Quando o Sacerdócio Aarônico foi conferido, foi prometido que o Sacerdócio de Melquisedeque também seria conferido, em resposta a súplicas por conhecimento do assunto. E então Deus nos deu esta revelação.

18:10: Lembrai-vos de que o valor das almas é grande à vista de Deus.

18:15: E, se trabalhardes todos os vossos dias clamando arrependimento a este povo e trouxerdes a mim mesmo que seja uma só alma, quão grande será vossa alegria com ela no reino de meu Pai.

18:16: E agora, se vossa alegria é grande com uma só alma que tiverdes trazido a mim no reino de meu Pai, quão grande será vossa alegria se me trouxerdes muitas almas!


Mensagem do Bispo Martins
Ala Costa e Silva

1 Nefi - Cap. 7

Deus ordenou a Leí que não viajasse só com sua familia para o deserto, mas que seus filhos levassem filhas para procriar e preservar a sua descendência. Ordenou também que seus filhos voltassem para Jerusalém e trouxessem Ismael e sua família, para que os acompanhassem nessa viagem ao deserto.

Eis que Leí enviou Nefi de viagem novamente para Jerusalém, juntamente com seus irmãos. Eles foram à casa de Ismael e obtiveram favores aos olhos dele, transmitindo as palavras do Senhor. Ismael acreditou em suas palavras e seguiu-os até a tenda de Leí no deserto.

Algo ruím porém iria acontecer nesta viagem de volta. Lamã, Lemuel, duas das filhas de Ismael e os dois filhos de Ismael se rebelaram contra Nefi, Sam, Ismael, esposa e suas tres outras filhas. Eles queriam retornar a Jerusalém. Nefi, mesmo sendo o irmão mais novo de Lamã e Lemuel falou-lhes com força e segurança, tentando chamar-lhes à realidade, questionando como, um irmão mais novo, precisava a todo momento falar-lhe duro e com palavras que sempre tentavam abrir-lhes a mente e o coração.

Como que um irmão mais novo, que deveria seguir o exemplo dos mais velhos, estava sempre dando o exemplo para eles? Como que, depois de tudo que vem acontecendo, das provas que tiveram, ainda não estavam dando ouvidos à palavra do Senhor?  Como puderam esquecer que viram o Anjo do Senhor?

Nefi fez um resumo de tudo o que aconteceu até aquele dia, de todas as provas que receberam de Deus durante suas viagens e também durante seus sonhos e visões. Mas também disse, de forma dura e implacável, de que se essa era a sua escolha, voltar a Jerusalém, que eles pereceriam junto àqueles que la estiverem quando Deus destruisse a terra de Jerusalém. Ainda assim, após ouvir todas as verdades ditas por Néfi, seus irmãos zangaram-se com ele. Agarraram Néfi, tal era sua ira, e o amarraram com cordas para tentar tirar-lhe a vida e deixa-lo no deserto para ser comido por animais selvagens. 

Mais uma vez, Néfi deu mostras de sua Fé e força espiritual. Pediu a Deus que lhe desatasse os nós das cordas e o soltasse, e assim foi feito. Néfi colocou-se então de pé diante de seus irmãos, e voltou a dizer-lhes para que nos seguissem. Eles, porém, continuaram irados, tentaram agarrar Néfi novamente, que desta vez foi salvo pela familia de Ismael, que rogou a Lamã, Lemuel e seus outros irmãos, que deixassem Néfi viver.

Os irmãos de Nefi colocaram-se de joelhos diante dele, pediram por perdão, e foram perdoados. Depois de tudo isso, retomaram o caminho da viagem, e todos foram sem mais problemas à casa de Leí, onde foram recepcionados com alegria, orações, e fizeram sacrificios e holocaustos a Deus.

Comentário:  O trabalho de um missionário é árduo, lento, dificil, pois ele precisa não de uma hora, mas de várias uma hora, por vários dias, para poder fazer com que seu cordeiro reconheça a verdadeira palavra de Deus. As caminhadas de idas e vindas de nossos Elderes podem ser comparadas às caminhadas de Néfi no deserto em busca da Terra Prometida.  Eles vão de casa em casa, sem medo de receberem um não, mas com o coração aberto para poder pelo menos serem recebidos pelo morador. Quem já ouviu suas palavras sabe que eles trazem mensagens puras e singelas de tudo o que foi dito por Deus aos nossos profetas, e que não passa do relato do que cremos das palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Nosso Pai Celestial.

Caso consigam converter e trazer para nossa igreja um único ser, isso já é reconhecido como uma vitória, pois é mais uma alma e um coração que fará parte de nossa irmandade.

1 Nefi - Cap. 6

Neste capítulo, o propósito de Nefi é persuadir os homens a virem Deus de Abraão e serem salvos.

Ele começa comentando que não falará sobre o registro genealógico, pois tudo isso encontra-se nos registros escritos por Leí. Ele simplesmente manterá, quando necessário, a informação de que são descendentes de José. Ele preferiu falar e comentar as coisas de Deus, para ele mais importante neste momento, pois ele quer persuadir os homens a virem ao Deus de Abraão e o Deus de Isaque e o Deus de Jacó e serem salvos. Portanto, Nefi falou sobre as coisas que agradam a Deus e aos que não são do mundo.

Deste forma, assim suscinta, ele deixa um legado para seus descendentes, de que falem das coisas de Deus e que não se ocupem com as coisas que não são de valor para os homens.

Comentário: Verdadeiramente, nos ocupamos tanto com coisas terrenas, banais, pequenas, que muitas vezes não percebemos que nos esquecemos de louvar a Deus, de guardar os seus mandamentos, de orar por Ele e pelos seus. Nos esquecemos que temos uma vida inteira para preparnos para a vida eterna ao lado de Deus.