segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Leitura de hoje - 1 Nefi - Cap 4

Néfi comentou que conversou com seus irmãos, pedindo para subirem a Jerusalém novamente, sendo fiéis aos mandamentos do Senhor.

Convocou-os a serem fortes e enfrentar as dificuldades que apareceriam diante de si, pois sabia que Deus era, e é, mais forte que Labão ou qualquer outro na terra. Pediu-lhes para ter Fé de que Deus iria destruir Labão, como houvera destruido os egípcios. Parecia incrível, mas conta Néfi que apesar de todas as provas que apareciam, de todas as palavras que eram ditas, de todas as mensagens que surgiam, os seus irmãos mais velhos continuavam murmurando contra ele, mas ainda sim o seguiram até as muralhas de Jerusalém.

Como era noite, Néfi pediu a seus irmãos que ficassem escondidos nas muralhas, e ele mesmo entrou sorrateiramente na cidade e dirigiu-se à casa de Labão. E deixou-se conduzir pelo Espirito Santo, não sabendo de antemão o que deveria fazer. Ao chegar na casa de Labão, encontrou um homem caído no chão, bêbado de vinho e, ao aproximar-se do homem, ele o reconheceu. Era Labão.

Nèfi retirou a espada de Labão de sua cintura, e foi impelido por um anjo a matá-lo. Como nunca havia matado um homem, decidiu não faze-lo. O Espírito lhe disse que o Senhor havia entregue em suas mãos a vida de Labão. O mesmo que tentou matá-lo e que lhe houvera roubado todos os seus bens. E o Espírito, assim mesmo, voltou a dizer-lhe, Mate-o, pois o Senhor entregou-o em suas mãos.

Nesse momento, uma nova mensagem: Melhor que pereça um homem do que uma nação inteira se degenere e pereça na incredulidade.  Foi aí que Nefi lembrou-se das palavras que ouviu de Deus no deserto: Se a tua semente guardar os meus mandamentos, prosperará na terra da promissão.

Néfi lembrou-se que ninguém poderia guardar os mandamentos do Senhor, segundo a lei de Moisés, a menos que tivessem lei, que estavam guardadas nas placas de latão de Labão. Obedecendo a Deus, Néfi cortou a cabeça de Labão, vestiu suas roupas e colocou sua armadura, seguindo para local onde estava o tesouro de Labão, lá encontrando seu servo.

Enganado pelas vestimentas que ele usava, pela espada de Labão que ele tinha na cintura, o servo obedeceu-o.  Néfi ordenou-lhe a entregar as placas de Latão e que o seguisse para fora das muralhas. E assim fez o servo de Labão. Quando lá chegou, seus irmãos fugiram, pensando tratar-se de Labão. Nefi os chamou com sua voz, o que causou medo ao servo de Labão que tentou fugir mas foi alcançado por Nefi, que lhe deu a chance de continuar vivo caso ele ouvisse e acreditasse nas palavras de Deus.

Zorã, o servo de Labão acreditou nas palavras de Nefi, segui-o até o deserto, e também, fazendo isso, ficou Nefi seguro que Zorã não iria contar nada aos judeus, que não perseguiriam Nefi e sua familia, e que por este motivo, a familia estaria protegida.

Comentário: Sempre devemos guardar os mandamentos, por mais dificil que seja, mas não somente para o nosso bem, mas para o bem de nossos entes, crentes ou não nas palavras de Deus. Vejam no exemplo destes relatos. Até o momento, mesmo com tantas provas, Lamã e Lemuel seguiam não acreditando piamente em Néfi e Leí. Só Sam acreditava nas palavras deles. E eis que mesmo assim, Nefi com Fé, seguiu as ordens de Deus, fez o que deveria ser feito, e tratou de proteger os seus. Ele não esperava reconhecimento, mas somente o conhecimento do dever cumprido como servo de Nosso Senhor Deus.

Leitura de Domingo - 1 Nefi - 3:1-14

Olá Irmãos, desculpem o pequeno atraso na postagem. Ontem eu não consegui colocar a nossa mensagem no ar, porém hoje já o estamos fazendo à primeira hora (mensagem de ontem), e mais ao entardecer, colocaremos a mensagem do dia de hoje.


Como eu venho comentando sempre, a leitura é importante, pois ela nos ajuda a descobrir razões para o que nos passa hoje em dia. Não são razões de similaridade de acontecimentos, mas de fortalecimento de corações e mentes para suportarmos todos os desafios e dificuldades que surgem para nós durante nossa vida.

Eu tenho aprendido muito com isso, hoje, depois de um ano e meio na Igreja, começo a compreender, a entender, mais do que simplesmente ler, o que nosso Profeta nos diz e o que Nosso Senhor Jesus Cristo espera de nós. Por isso, seja a hora que for, o dia que for, eu estarei aqui, compartindo estas experiências com meus Irmãos e Amigos.

Neste Capítulo 3, Os filhos de Leí retornam a Jerusalém para obter as placas de latão. Labão se recusa a entregá-las. Depois disso, o mesmo Labão rouba os bens de Néfi tenta matar a todos de sua família. Os irmãos Lamã e Lemuel agridem Néfi e seu irmão mais novo Sam, e são repreendidos por um anjo.

Néfi e seus irmãos voltaram para Jerusalém depois que Leí contou a Néfi e seus filhos que foi ordenado por um anjo para isso fazer, pois Labão possui o registro dos judeus e também uma genealogia dos seus antepassados, que estão gravados em placas de latão.

Os irmãos de Néfi murmuraram contra esse pedido, mas Néfi disse que sim iria, pois ele estava seguro que o que lhe pedia Deus era correto, e Ele não pediria nada sem antes preparar o caminho para que a obra fosse realizada.

Ao chegarem em Jerusalém, Lamã foi o escolhido para ir pedir as placas a Labão. Ele foi a sua casa, pediu as placas e viu a ira de Labão contra ele, expulsando-o de sua casa e prometendo matá-lo. Lamã conseguiu fugir e ao contar aos seus irmãos o acontecido, todos começaram a ficar com medo, a ponto de decidirem voltar para o deserto sem as placas. Néfi, no entanto, foi contrário a esta decisão e disse algo muito importante e verdadeiro:

Assim como vive o Senhor e vivemos nós, não desceremos para o deserto onde está nosso pai até havermos cumprido o que o Senhor nos ordenou. Ele completou que como Deus disse que Jerusalém iria ser destruida, caso Leí e familia lá permanecesse, iriam morrer também. Por isso, ordenou que fossem para o deserto. Voltar e buscar as placas de sua genealogia era fazer o correto para preservar a identidade e idioma de seus pais.

Desta forma inteligente, e simplesmente fazendo-os ver a verdade das palavras do Senhor, Néfi convenceu seus irmãos a ficarem, foram a sua terra, retiraram seus pertences e ouro e prata e retornaram à casa de Labão, onde voltou a pedir as placas de latão, em troca de todos os bens materiais que possuiam.

Labão não aceitou, mandou Nefi e seus irmãos para fora de sua casa e, movido pela cobiça, mandou seus servos matar-los e roubar-lhes todo o ouro e prato que possuiam. Eles foram roubados, tiveram que fugir e esconder-se em uma gruta no deserto, onde Lamã e Lemuel, furiosos, açoitaram Néfi e Sam com uma vara, como repúdio e raiva por terem perdido toda sua riqueza material, e por terem dado ouvidos aos desígnios de Deus, por meio das palavras de Leí.

Neste momento um anjo apareceu, antepondo-se entre os irmãos mais velhos Lamã e Lemuel e seus irmãos mais novos, Néfi e Sam, Perguntou, porque açoitas seu futuro governante? Parem agora e voltem para Jerusalém e o Senhor entregará Labão em vossas mãos.

Ainda assim, Lamã e Lemuel não acreditaram nas palavras do Anjo, e perguntaram-se um ao outro: Como que o Senhor nos entregará Labão, que tem o poder de comandar 50 homens, que poderão nos matar, ou até mesmo, Labão pode matar a cinquenta homens. O que não fará por nós então?

Comentário:  Muitas vezes, as coisas estão claras e fáceis de serem compreendidas diante de nós. Basta olharmos todoo entorno onde estamos. Analisarmos todas as situações e variáveis, e agirmos de acordo ao que nos ensinam o Evangelho e as Escrituras, com a palavra de Deus. Não devemos tentar interpretar as palavras de Deus, mas compreender o seu significado, para aplicarmos diáriamente no seio de nossa família.