domingo, 28 de fevereiro de 2010

Resumo 1 Nefi - Cap 16

Bom dia a todos.  Vamos recordar o que nos disse Nefi em seus escritos, nos capítulos 16 ao 20.

No capítulo 16, Néfi diz: , Os iníquos consideram a verdade dura. Os filhos de Leí casam-se com as filhas de Ismael. A liahona guia-lhes o curso no deserto. Mensagens do Senhor são escritasw na Liahona de tempos em tempos. Ismael morre e deixa sua familia murmurando por causa das aflições.

Os irmãos de Nefi disse-lhes que por muito tempo ele estava dizendo-lhes coisas duras, o que foi confirmado por Nefi, justificando: Justifiquei os justos e testifiquei que eles seriam exaltados no último dia; e os culpados consideram a verdade dura, porque penetra-lhes até o âmago.

Por um momento Nefi teve a esperança de que seus irmãos mudariam, pois uma vez mais eles se humilharam perante Deus, prometendo seguir o caminho da retidão.

Com o casamento de todos os seus irmãos, e dele também, com as filhas de Ismael, Leí viu confirmado os mandamentos que o Senhor lhe houvera dado. Após o casamento, Nefi foi ordenado a seguir viagem pelo deserto. Ele seguiu então o caminho mostrado em uma esfera de latão com duas agulhas encontrada na saída da tenda de Leí. Uma das agulhas mostrava o caminho a seguir. E assim foi feito, atravesando o Rio Lamã. Após seguirem por 4 dias e 4 noites, armaram as suas tendas e deram ao lugar o nome de Sazer.

Após conseguir comida e víveres para suas famílias, seguiram viagem, acompanhando as margens do Rio Vermelho.  A esfera encontrada na frente da tenda de Leí serviu de guia para essa viagem, e quão felizes não ficaram, ao perceberam que ela os levava para lugares férteis, os mais férteis do deserto. Depois de pararem novamente, resolveram sair para uma caça, Nefi e seus irmãos.

Ao sair para caçar, Nefi quebrou seu arco, o que encheu de raiva seus irmãos, pois não conseguiram caçar nada naquele dia. Ao voltarem para suas tendas, encontraram todos famintos devido a fatiga provocada pela viagem, e todos sofreram pela fome. Todos começaram a murmurar contra o Senhor, desde os irmãos de Nefi, os filhos de Ismael, e até Leí murmurava.

Enquanto todos murmuravam contra Deus, não faziam nada para resolver o problema, somente se entregavam ao sofrimento, Néfi construiu um arco de madeira, uma flecha de madeira, recolheu pedras, pegou sua funda, e perguntou ao seu pai onde deveria ir para conseguir alimento.

Leí, ao perguntar ao Senhor o caminho dos alimentos, foi repreendido por suas atitudes e por ter desconfiado das palavras de Deus. E Deus, após repreender Leí, mandou-lhe olhar a esfera novamente e seguir o caminho que ela indicava, não sem antes ler tudo o que na esfera estava indicado.

Foi daí que todos perceberam que a esfera movia-se de acordo à Fé e a diligência e a atenção que lhe era dada. Existia também uma escrita que era mudada de tempos em tempos, de acordo à Fé que lhe era dedicada a Deus. Isso significa que por meio de pequenos recursos, pode o Senhor realizar grandes coisas.

Aprendida a lição, seguiu Nefi para o cume da montanha e matou quantos animais selvagens foram necessários para saciar a fome de suas familias.

Novamente seus irmãos e os filhos de Ismael, depois da morte deste último, murmuraram contra ele e tentaram convencer a todos a voltar para Jerusalém, com a desculpa de que Leí e Nefi os estavam levando para um local ermo, longíquo, para tornarem-se rei. A ira era incitada pelo irmão mais velho de Nefi, Lamã.  Uma vez mais foram repreendidos pelos Senhor, que lhes indicou o significado de suas palavras e de seus desígnios. E com o novo arrependimento deles, lhes deu comida, água, e muito alimento para que continuassem sua caminhada.

Comentário:  As palavras de Deus, nas suas escrituras, são a bussola que nos indica o caminho da salvação e de seu Templo Eterno. Basta sermos puros de coração e seguirmos os seus desígnios que encontraremos a paz que precisamos para seguir nosso caminho.