domingo, 28 de fevereiro de 2010

Resumo 1 Nefi - Cap 17

No capítulo 17 Néfi é instruido a construir um navio. Seus irmãos opõem-se a ele. Ele exorta-os, recontando a história dos procedimentos de Deus para com Israel. Néfi enche-se do poder de Deus. Seus irmãos são proibídos de tocá-lo, para não definharem como uma cana seca.

Durante a nova jornada no deserto, as esposas de Nefi, seus irmãos, as dos filhos de Ismael, todas, tiveram muitos filhos. Todos passaram também por muitos infortúnios. Todos comeram muita carne crua, o que dava forças ao leite que amamentava os filhos deles. Tudo como esta escrito e dito por Deus.

Uma verdade: que está em 1 Nefi 3: (...) e se os filhos dos homens guardam os mandamentos de Deus, Ele alimenta-os e fortalece-os e dá-lhes meios pelos quais poderão cumprir as coisas que Ele lhes ordenou; portanto, Ele nos deu os meios de sobrevivermos enquanto permanecíamos no deserto.

Foram oito anos no deserto. E foi assim que chegaram à terra à qual lhe deram o nome de Abundância, devido a fartura de alimentos, frutas, etc que lá encontraram. Ao mar que encontraram, deram o nome de Irreântum, que significa muitas águas.

Um dia, o Senhor pediu a Nefi que fosse ao cume da montanha, e lá ordenou-lhe que construísse um navio, tal qual Ele iria descrever e ordenar durante a construção, para que tanto Nefi quanto os seus pudessem cruzar as águas do mar. E o Senhor indicou-lhe onde encontrar o minério necessário para construir as ferramentas que seriam utlizadas para a construção do navio.

Em outra visão, Deus lhe disse que deveria seguir corretamente todos os seus mandados, e que ele saberia que estava seguindo as palavras e ordens do Senhor, que iria levá-los à terra da promissão, e iria faze-los escapar da terra de Jerusalém.

Uma vez mais os irmãos de Nefi começaram a murmurar contra ele, não acreditando no que Nefi poderia fazer devido à sua Fé em Deus, e aos ensinamentos e ordens que Deus lhe dera.

Clamaram pelo que achavam que tinha sido um engano ter seguido seu irmão Nefi e seu pai Leí. Exortaram todos os sacrifícios passados juntos, e disseram terem sido tolos em seguir aos dois por todos esses anos no deserto.

Disseram ainda saber que eram justos os de Jerusalém, pois guardavam os estatutos e os juízos do Senhor. Foram vários dias e noites de murmúrios, falando mal de Nefi e Leí.

Nefi ainda tentou uma vez mais mostrar aos seus irmãos as verdades das palavras de Deus, relatando os fatos ocorridos com Moisés, a divisão das águas do Mar Vermelho, assim como outros acontecimentos.

E depois de relatar tudo o que aconteceu, voltou a dizer que o povo de Jerusalém não era o povo justo que eles imaginavam. Comentou, após um grande resumo de tudo o que aconteceu, que normalmente os homens são rápidos em se tornarem iníquos, mas vagarosos para ouvir, compreender e crer na palavra de Deus. E ainda lhes perguntou ao final: se Deus foi capaz de fazer tantos milagres, porque não pode ensinar-me a construir um navio?

Deus pediu a Nefi que estendera uma vez mais sua mão para seus irmãos, para salvar suas almas, seus espíritos, o que foi feito imediamente.

Comentário: Não precisas adorar pessoas, imagens, estátuas. Adora a palavra de Deus. Adora o amor que mora em seu coração. Mantenha-o aberto para a palavra de Deus, que os seus dias serão prolongados na terra e terão o seu lugar ao lado de Deus quando forem chamados ao seu Templo.