sábado, 6 de fevereiro de 2010

Leitura de Hoje - Livro de Mórmon - 1 Néfi - Cap. 2

O Senhor falou a meu pai, Leí, em um sonho:  Bendito és tu, Leí, que foste fiel e declaraste a este povo todas as coisas que eu te ordenei. Por isto, eis que procuram tirar-te a vida. Foi por isso que vimos, no capítulo anterior, que Deus ordenou a Leí que abandonasse tudo e partisse para o deserto só com a sua família.

Leí leva a família ao deserto, junto do Mar Vermelho - Abandonam todos os seus bens e Leí oferece um sacrifício ao Senhor. Leí ensina seus filhos a guardarem os mandamentos, porém Lamã e Lemuel murmuram contra o pai. Néfi, obediente, ora com muita fé. O Senhor escolhe, então, Néfi para governar seus irmãos. Tudo isso aconteceu ao redor de 600 a.C.

E foi o que aconteceu. Conta Néfi que Leí deixou sua herança, seus ouros, suas terras, sua morada, e levou consigo somente sua mulher Saria, Néfi e seus irmãos, Lemã, Lemuel e Sam, além de guarnições para a viagem e algumas tendas para proteger-se durante seus momentos de pousada. Ele seguiu seu caminho pelo deserto, em direção ao Mar Vermelho, e foi depois seguind ao lado de sua margem.

Após tres dias e tres noites, armou sua tenda e construiu um altar de pedras, onde fez uma oferta ao Senhor, rendendo-lhe graças, as margens de um rio, ao qual lhe deu o nome de Lamã. Aproveitou e disse ao filho que tinha o mesmo nome. Olha, você poderia ser como esse rio que hoje leva o seu nome, continuamente correndo para a fonte de toda retidão, que era então o Mar Vermelho.

Ele disse isso pois sabia que Lamâ e Lemuel não estavam de acordo com suas decisões de deixar, por vontade de Deus, e pela sua Fé, todas suas coisas, riquezas e até a sua cidade de Jerusalém, atrás de algo que, para seus filhos, somente ele, Leí, via e acreditava como certo. Chegaram a falar que tudo não passava de loucas fantasias de seu conturbado coração. Lamã e Lemuel não acreditavam em nada do que seu pai dizia ou profetizava. Viviam murmurando sobre isso, o tempo todo, todo o tempo.

Conta Néfi, neste capítulo, que ele acreditava nas palavras de Deus e, que de tanto clamar e adorar as coisas de Deus que seu pai dizia, ele também recebeu uma visita e teve o seu coração enternecido pelo que viu e ouviu. Passou a acreditar mais ainda nas palavras de Deus e de seu Pai, sem dar ouvidos aos murmúrios e reclamações de seus irmãos.

No vale de Lemuel, Leí conversou com seus dois filhos, de forma convincente e com tanta Fé, que suas palavras estremeceram aos dois, que daí em diante pararam de murmurar contra Leí.

Sam, o irmão mais novo de Nefi, ouviu dele o que Deus lhe ouvera dito, e acreditou em todas as palavras.  Apesar de tudo o que foi feito e dito a Lemuel e Lamã, eles deixaram de crer em todas as palavras, pois só tinham raiva e remorso em seus corações. E não acreditaram nas palavras de Nefi também.

Nefi então rogou a Deus por eles, e recebeu de Deus a mensagem: Bendito és tu, Nefi, por causa de tua Fé, porque me procuraste diligentemente, com humildade de coração. E se guardares meus mandamentos, prosperarás e serás conduzido a uma terra de promissão, sim uma terra que preparei para ti; sim, uma terra escolhida acima de todas as outras terras. E se teus irmãos se rebelarem contra ti, serão afastados da presença do Senhor. E se guardares meus mandamentos, serás feito governante e mestre de teus irmãos, pois eis que no dia em que se rebelarem contra mim eu os amaldiçoarei com dolorosa maldição e não terão poder sobre a tua mente, a menos que ela também se rebele contra mim. E se acontecer que ela se rebele contra mim, eles serão um flagelo para teus descendentes a fim de levá-los aos caminhos da lembrança.

Comentário:  Analisando o que nos foi relatado, e transportando essa mensagem para os nossos dias, vemos que muitas vezes deixamos de acreditar no que nos foi dito e revelado pelos Livros, Escrituras e Mensagens de nossos Profetas. Muitas vezes nos deixamos levar pela correria do dia a dia, pelos problemas e dificuldades de nossas vidas atuais, que nos esquecemos de pedir aconchego e ajuda ao único com poder de colocar suas mãos sobre nossas cabeças e verdadeiramente dar-nos o conforto que pedimos, a mensagem que necessitamos, as palavras que buscamos. Muitas vezes nos deixamos levar pelo materialismo das coisas, buscando soluções rápidas sem os fundamentos e a base espiritual necessária.

Quantas vezes nos esquecemos de ler, ajoelhar-nos aos pés de Deus, e orar, simplesmente orar por Ele, por nossos entes queridos, por nós, pelos nossos irmãos. Quantas vezes não nos esquecemos que Ele existe e está olhando por nossas vidas, e guiando nossos passos.

Mas como comentou Nefi, sobre o que ouviu de Deus em sua visão, nada vai adiantar se nossa mente e nosso coração não estiverem abertos para receber a doutrina de Deus e o seu amor e mandamentos. E ai sim, caso a nossa mente se feche para isso, não somente nós sofreremos, mas todos os nossos mais queridos entes.

Irmão Purcino