segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Obediência - Fazer a vontade de Deus.

Texto adaptado do discurso da Irmã Vanilda Sabino, realizado no dia 31 de Janeiro de 2010 na capela da Ala Costa e Silva.

A irmã Vanilda começou seu discurso sobre a obediência comentando o seu significado espiritural, que é obediência espiritual é obedecer e fazer a vontade de Deus.

Nós devemos obedecer a Deus com boa vontade e Fé. Cada um de nós deve perguntar-se porque obedecemos aos mandamentos?  Por medo? Por Fé? Porque amamos a Deus?

Claro que a resposta correta será a Fé e o amor a Deus. Mas não se esqueçam que somos tementes a Deus. Queremos obedecer-lhe voluntáriamente. Disse a Irmã Vanilda que ao obedecermos a Deus voluntáriamente, ele nos amará e nos abençoará voluntariamente. 

Em D&C 76:5 o Senhor disse: "Eu, o Senhor, me deleito em honrar aqueles que me servem em retidão e verdade até o fim"

Muitas vezes nos perguntamos por que devemos obedecer a Deus, se não entendemos por que devemos fazê-lo?

A resposta está em Moisés 5: 5-6:  E ele deu-lhes mandamentos de que adorassem ao Senhor seu Deus e oferecessem as primicias de seus rebanhos como oferta ao Senhor. E Adão foi obediente aos mandamentos do Senhor.

E pós muitos dias, um anjo do Senhor apareceu a Adão dizendo: Por que ofereces sacrifícios ao Senhor?  E Adão respondeu-lhe: Eu não sei, exceto que o Senhor me mandou.

O Livro de Mórmon conta-nos que Néfi e seus irmãos mais velhos receberam uma incumbência muito difícil do Senhor (ver 1 Néfi 3:1-6). Os irmãos de Néfi reclamaram, dizendo: "É uma coisa difícil que nos pedes."

Mas Néfi disse: "Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas" (1 Néfi 3:7).

Quando acharmos difícil obedecer a um mandamento do Senhor, devemos lembrar as palavras de Néfi.Um resumo do discurso de nossa Irmã diz que a obediência também nos ajuda a progredir e a nos tornarmos mais semelhantes ao Pai Celestia. Entretanto, aqueles que nada fazem até serem mandados e guardam os mandamentos contra a vontade, esses perdem a sua recompensa (vejam e leiam D&C 58:26-29).

Outras vezes, podemos pensar que é muito difícil obedecer a um mandamento. Como os irmãos de Néfi, podemos dizer: "É uma coisa difícil que nos pedes". Entretanto, como Néfi, poderemos ter a certeza de que Deus não nos dará um mandamento a menos que tenha preparado um caminho para obedecermos a sua ordem.

Após pesquisar e ler as escrituras e doutrinas sobre a Obediência eu gostaria de fazer um adendo ao discurso de nossa Irmã Vanilda:

Segundo D&C 147, o Senhor nos aconselha: "E, se guardares os meus mandamentos e perseverares até o fim, terás a vida eterna, que é o maior de todos os dons de Deus"

Obedeceis aos mandamentos de Deus com Fé e retidão e grande será a sua recompensa, assim como eterna será a sua glória.A todos os que obedecerem aos mandamentos o Pai Celestial revelará todos os mistérios, sim, todos os mistérios ocultos do Seu reino desde os dias antigos, e por muitos séculos tornando-lhes conhecida a boa vontade do Seu desejo concernente a todas as coisas relativas ao Seu reino.


Sim, até as maravilhas da eternidade vocês conhecerão, e coisas ainda por vir. Ele nos mostrará até mesmo as coisas de muitas gerações.

Jesus Cristo é o nosso exemplo de Obediência e como fazer a vontade de Deus.

Nenhum comentário: