segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Leitura de Domingo - 1 Nefi - 3:1-14

Olá Irmãos, desculpem o pequeno atraso na postagem. Ontem eu não consegui colocar a nossa mensagem no ar, porém hoje já o estamos fazendo à primeira hora (mensagem de ontem), e mais ao entardecer, colocaremos a mensagem do dia de hoje.


Como eu venho comentando sempre, a leitura é importante, pois ela nos ajuda a descobrir razões para o que nos passa hoje em dia. Não são razões de similaridade de acontecimentos, mas de fortalecimento de corações e mentes para suportarmos todos os desafios e dificuldades que surgem para nós durante nossa vida.

Eu tenho aprendido muito com isso, hoje, depois de um ano e meio na Igreja, começo a compreender, a entender, mais do que simplesmente ler, o que nosso Profeta nos diz e o que Nosso Senhor Jesus Cristo espera de nós. Por isso, seja a hora que for, o dia que for, eu estarei aqui, compartindo estas experiências com meus Irmãos e Amigos.

Neste Capítulo 3, Os filhos de Leí retornam a Jerusalém para obter as placas de latão. Labão se recusa a entregá-las. Depois disso, o mesmo Labão rouba os bens de Néfi tenta matar a todos de sua família. Os irmãos Lamã e Lemuel agridem Néfi e seu irmão mais novo Sam, e são repreendidos por um anjo.

Néfi e seus irmãos voltaram para Jerusalém depois que Leí contou a Néfi e seus filhos que foi ordenado por um anjo para isso fazer, pois Labão possui o registro dos judeus e também uma genealogia dos seus antepassados, que estão gravados em placas de latão.

Os irmãos de Néfi murmuraram contra esse pedido, mas Néfi disse que sim iria, pois ele estava seguro que o que lhe pedia Deus era correto, e Ele não pediria nada sem antes preparar o caminho para que a obra fosse realizada.

Ao chegarem em Jerusalém, Lamã foi o escolhido para ir pedir as placas a Labão. Ele foi a sua casa, pediu as placas e viu a ira de Labão contra ele, expulsando-o de sua casa e prometendo matá-lo. Lamã conseguiu fugir e ao contar aos seus irmãos o acontecido, todos começaram a ficar com medo, a ponto de decidirem voltar para o deserto sem as placas. Néfi, no entanto, foi contrário a esta decisão e disse algo muito importante e verdadeiro:

Assim como vive o Senhor e vivemos nós, não desceremos para o deserto onde está nosso pai até havermos cumprido o que o Senhor nos ordenou. Ele completou que como Deus disse que Jerusalém iria ser destruida, caso Leí e familia lá permanecesse, iriam morrer também. Por isso, ordenou que fossem para o deserto. Voltar e buscar as placas de sua genealogia era fazer o correto para preservar a identidade e idioma de seus pais.

Desta forma inteligente, e simplesmente fazendo-os ver a verdade das palavras do Senhor, Néfi convenceu seus irmãos a ficarem, foram a sua terra, retiraram seus pertences e ouro e prata e retornaram à casa de Labão, onde voltou a pedir as placas de latão, em troca de todos os bens materiais que possuiam.

Labão não aceitou, mandou Nefi e seus irmãos para fora de sua casa e, movido pela cobiça, mandou seus servos matar-los e roubar-lhes todo o ouro e prato que possuiam. Eles foram roubados, tiveram que fugir e esconder-se em uma gruta no deserto, onde Lamã e Lemuel, furiosos, açoitaram Néfi e Sam com uma vara, como repúdio e raiva por terem perdido toda sua riqueza material, e por terem dado ouvidos aos desígnios de Deus, por meio das palavras de Leí.

Neste momento um anjo apareceu, antepondo-se entre os irmãos mais velhos Lamã e Lemuel e seus irmãos mais novos, Néfi e Sam, Perguntou, porque açoitas seu futuro governante? Parem agora e voltem para Jerusalém e o Senhor entregará Labão em vossas mãos.

Ainda assim, Lamã e Lemuel não acreditaram nas palavras do Anjo, e perguntaram-se um ao outro: Como que o Senhor nos entregará Labão, que tem o poder de comandar 50 homens, que poderão nos matar, ou até mesmo, Labão pode matar a cinquenta homens. O que não fará por nós então?

Comentário:  Muitas vezes, as coisas estão claras e fáceis de serem compreendidas diante de nós. Basta olharmos todoo entorno onde estamos. Analisarmos todas as situações e variáveis, e agirmos de acordo ao que nos ensinam o Evangelho e as Escrituras, com a palavra de Deus. Não devemos tentar interpretar as palavras de Deus, mas compreender o seu significado, para aplicarmos diáriamente no seio de nossa família.

Nenhum comentário: