quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Leitura de hoje - Breve Explicação sobre o Livro de Mórmons

Gravado em lâminas de metal, o Livro de Mórmon é um registro sagrado dos povos da América antiga. Quatro tipos de placas de metal são mencionados no próprio livro.

Vamos compreender qual o conteúdo de cada uma dessas placas:

Placas de Néfi: eram de dois tipos: as Placas Menores e as Placas Maiores. As primeiras (menores) dedicada aos assuntos espirituais e ao ministério e ensinamentos dos profetas. As segundas (maiores), continham a história secular dos povos.

As Placas de Mórmon contêm um resumo das Placas Maiores de Néfi, feito por Mórmon e com diversos comentários. Possui também adições feitas por Morôni, filho de Mórmon.


Placas de Éter: que contém a história dos jareditas. Foi um registro resumido por Morôni, que inseriu comentários próprios e incorporou o registro à história geral, com o título de Livro de Éter.

Placas de Latão, trazidas de Jerusalém pelo povo de Leí, em 600 a.C. Continham os cinco livros de Moisés, e também o registro dos judeus, desde o principio até o começo do reinado de Zedequias, rei de Judá. Muitas citações de Isaías e de outros profetas bíblicos e não bíblicos que aparecem nestas placas, aparecem também no Livro de Mórmon.

Por volta de 421 d.C, Morôni, o último dos profetas historiadores nefitas, selou um registro agrado e ocultou-o para o Senhor. Em 1.823 d.C., este mesmo Morôni, então um personagem ressurreto visitou o Profeta Joseph Smith e lhe entregou as placas gravadas.

Nenhum comentário: